2
escrito por The Earth 7lk

Também conhecida como “O Império Asteca”, foi uma aliança entre três cidades-estado astecas: Tenochtitlán, Texcoco e Tlacopan. Cada uma dessas cidades-estado controlaria uma área entorno do Vale do México.

Foi formada em 1428 d.C. pelo imperadores Itzcoatl de Tenochtitlán, Nezahualcoyotl de Texcoco e a pequena cidade de Tlacopan. Apesar da aliança possuir esse nome, Tenochtitlán era a cidade-estado dominante e Tlacopan a de menor influência. Tenochtitlán e Texcoco recebiam 2/5 dos tributos arrecadados cada, enquanto Tlacopan ficava com somente 1/5 dessa divisão.

No seu apogeu, a Aliança chegou a controlar a grande parte do México, de costa a costa, exceto por uma pequena área localizada ao sudeste de Tenochtitlán, o reino de Tlaxcalteca, atualmente conhecido pelo estado de Tlaxcala no México dos dias modernos. Foram justamente os Tlaxcalas que se uniram aos espanhóis, para derrubar a Aliança.

Em 1520 d.C., quando os espanhóis desembarcaram, Tlacopan estava quase desaparecida, com sua área também sendo controlada por Tenochtitlán. Em 1521 d.C., os espanhóis liderados por Hernán Cortés (juntamente com aliados nativos da região – os Tlaxcalas, como foi dito anteriormente), destruíram por completo a Aliança.

Na imagem abaixo, retirada do Códice Osuna, de 1565 d.C., você pode observar as três cidades estados sendo representadas:

A Tríplice Aliança Asteca

Por The Earth

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

2 Trackbacks/Pingbacks:
  1. Pingback: Acamapichtli, o primeiro imperador Asteca | 2012 - Dois Mil e Doze em 04/08/2010;
  2. Pingback: Os Imperadores Astecas | 2012 - Dois Mil e Doze em 04/08/2010;
Deixe seu comentário

*