17
escrito por The Earth 7lk

LONDRES (AFP) — Os efeitos do aquecimento global sobre as paisagens da Terra, principalmente sobre as regiões litorâneas, já são visíveis, provocando alterações nos mapas, segundo cartógrafos que elaboram uma referência mundial sobre o Atlas.

Por ocasião da publicação nesta segunda-feira do “Atlas completo do mundo Times” 2007, seus autores informaram ter tido que redesenhar rios e mudar de classificação algumas regiões em relação à última edição de 2003.

“Podemos literalmente ver os desastres ambientais acontecerem diante de nossos olhos. Acreditamos verdadeiramente que, em um futuro próximo, famosas paisagens desaparecerão para sempre”, afirmou Mick Ashworth, redator chefe do Atlas.

“O contorno de certas regiões muda, como em Bangladesh. O nível do mar se eleva em 3 mm por ano, o que tem efeitos curiosos sobre a costa”, indicou.

E o rio Huang He (Rio Amarelo), segundo maior da China, “talvez não chegue a se juntar ao mar, o que acarretará alterações na costa”. Os autores também estão preocupados com o fato de que grandes rios como o Rio Grande e o Colorado nos Estados Unidos ou o Tigre no Iraque possam ficar sem alguns afluentes que correm o risco de secar no verão.

Outras mudanças importantes também são conseqüências da ação do homem – freqüentemente por atividades de irrigação – como o desaparecimento de três quartos do mar de Aral em 40 anos, de 95% do lago Chade desde 1963 ou a diminuição de 25 metros do Mar Morto em 50 anos.

O lado positivo, os especialistas constataram que vastas extensões do Pântano da Mesopotâmia, um dos maiores do mundo situado na confluência do Tigre com o Eufrates, foram realimentadas pela água e estavam mais verdes. A água que chegava ao local havia sido drenada por Saddam Hussein.

A segunda edição do Atlas, publicada pela primeira vez em 1895, passou por mais de 20.000 atualizações.

fonte: AFP – Google

Por The Earth

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

17 Comentários para 'Aquecimento Global altera o Atlas':
  1. Amandinha disse:

    nossa meeeu MORRAM !
    o mundoo naao vaai acabar em 2012, isso ée apenas uma profeciaaaa ! PAREM DE ASSUSTAR AS PESSOAS !
    sim, o mundo está cada vez mais piorando, mais nao é verdade que o mundo vai acabar em 2012 droga !
    PAREM DE ASSUSTAR AS PESSOAS !

    PAREM

  2. Johnny disse:

    Po Amandinha, deixe as pessoas que acreditam que em 2012 o mundo acabará, cada um tem sua opinião.

  3. Marcella disse:

    Não se pode prever o que o futuro nos reserva,é claro.
    Mas acredito que o site não está “assustando as pessoas”,mas apenas alertando.
    é apenas a minha opinião…

  4. criaturas disse:

    PREPARE-SE! ESTA ACERCA!
    NÃO ESCAPARÁS!
    ARDERÁS NO FOGO DO INFERNO!!!

  5. salvatore disse:

    VAI ACABAR SIM,PQ AS PESSOAS NUNCA QUEREM ACREDITAR NESSAS COISAS ,QNDO JESUS ESTEVE AQUI NA TERRA NINGUEM ACREDITOU NELE ….ENTÃO PQ NÃO ACREDITAR QUE O MUNDO VBAI ACABAR….

  6. Darth Vader disse:

    O mundo pode ou ñ acabar em 2012 vai do ser Humano decidir isso mas do jeito q tá indo pode acabar até antes!!!

  7. mestre disse:

    “AMANDINHA” IGNORANTE !

    é claro que o mundo não vai acabar realmente em 1012! pode ser que ele faça transformações radicais, mas não que tu vai morrer ou o mundo vai explodir, querida! deixa de ser anta, se tu te informasse mais e ler todas as postagens pode ser que tu esclareça alguma coisa. abra sua mente para novas descobertas…

  8. And disse:

    Concordo plenamente com a amandinhaaa para com issu

  9. matheus disse:

    Amandinha está certa.Isso é apenas uma profecia,várias profecias foram feitas que o mundo iria acabar,mas ainda estamos vivos.POR ISSO APROVEITEM,DEVEMOS APROVEITAR,DEUS DEU A VIDA PARA NÓS E DEVEMOS VIVER ELA COM ALEGRIA!

  10. caesar disse:

    O INICIO DO FIM SE DARA EM 2012….NÃO DO FIM DA HUMANIDADE + DO FIM DESTA ERA.PARA QUEM SOBREVIVER SERA MUITO DIFICIL RECOMACAR.UMA NOVA HUMANIDADE VAI SURGIR,UM NOVO HOMEM:SEM NACÃO,SEM RELIGIÃO,SEM CUNHO POLITICO,SEM DISCRIMINACÃO SOCIAL OU RACIAL.O HOMEM SERA SIMPLESMENTE UM CIDADÃO DO MUNDO.QUANDO TUDO ISSO ACONTECER SERA UMA GRANDE BENCÃO P/HUMANIDADE,E OS HOMENS VIVERÃO EM PAZ E HARMONIA.QUE VENHA 2012!!!

  11. Sarah disse:

    quem falou que vai acabar? .-.

  12. Marie disse:

    concordo em partes com o post acima.
    É óbvio que o mundo não vai acabar em 2012, já foi provado.
    Mas a notícia tem suas verdades. O curso dos rios e de costas, paisagens e outros já está sendo mudado pela ação do homem.
    Talvez o mundo não acabe em 2012, mas talvez estejamos mais perto do que imaginamos.

  13. guilherme disse:

    num assusta merda de nimquem nao esse piiiiii bando de piiiiiiii

  14. Hermann disse:

    Tambem não creio que 2012 seja o fim… mas, certamente, muitos morerão caso as pessoas (incluindo os “poderosos”) não tenhão conciencia do que fazem… o pior é que acho muito dificio o mundo reverter o processo, não por causa da naturesa, mas por nosa causa mesmo.

  15. Sérgio Silva disse:

    Eu penso o seguinte, do jeito que está não tem como continuar, a degradação está muito grande. O mundo não vai acabar,o que vai ocorrer é que em alguns anos ocorerrão fatos que já ocorreu no passado> O mundo está passando por um momento de transição, Muitas pessoas irão morrer, inclusive que vos escrevo. Não tenham medo,isso faz parte do processo, e esta escrito na BIBLIA SAGRADA, e não tem como fugir. E agora tenha fé no PAI, pois ele não desampara seus filhos. TENHAM FÉ

  16. Dionisio rocha disse:

    Olha, a cada dez ou vinte anos surgem videntes anunciando o final do mundo nas mais diferentes formas.
    Seja para lucrar com o medo, a espiritualidade ou a ignorância do ser humano.

    Só crê no fim do mundo o indivíduo muito ingênuo ou aquele que está de mal com a vida.

  17. matheus disse:

    putz Nao sei se isso vai acontecer em 2012 mais isso e apenas uma profecia e vcs aki do site falam com tanta ctz tem ate akele relogio ali faltando x dias afff dizem q iam ter 7 sinais e bla bla bla o gugu ir pra record e um desses sinais?

    o mundo ira a cabar em breve mais nao em 2012

Deixe seu comentário

*