0
escrito por The Earth 7lk

Um convênio formado por 11 universidades canadenses se prepara para enviar um robô para realizar missões em Marte. Com o nome de Northern Light, o projeto tem o objetivo de procurar vestígios de água e vida no Planeta Vermelho.

“A esperança é que possa existir muito gelo e água sob a superfície, onde a vida possa estar escondida em Marte”, disse o geofísico Rob Stewart, da Universidade de Calgary, e um dos líderes do Northern Light, em entrevista ao The Calgary Herald.

Segundo o site Robots.net, a expectativa é de que o robô esteja pronto para decolar em 2009, após um ano de testes.

O projeto, estimado em US$ 20 milhões (um valor baixíssimo se comparado aos gastos da Nasa, que investiu US$ 420 milhões na missão Phoenix, também para Marte), não conta com a participação da Agência Espacial Canadense. No entanto, há possibilidade de a instituição se juntar ao convênio futuramente.

A captação de recursos de patrocinadores já começou e o líder do projeto, Ben Quine, da Universidade de York, não descarta a possibilidade de acordo com o Discovery Channel, revela o jornal The Vancouver Sun.

O projeto Northern Light é desenvolvido em conjunto pelas seguintes universidades do Canadá: Simon Fraser, McGill, Toronto, York, Waterloo, Winnipeg, Western Ontario, Saskatchewan, Alberta, Calgary e New Brunswick.

fonte: Geek

Por The Earth

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

Nenhum comentário ainda.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

*