12
escrito por Fenrir

O declínio da dinastia Tang, uma das mais importantes da história da China, assim como o da civilização clássica maia, na América Central, podem ter sido causados pelas mudanças nas monções da Ásia, segundo autores de um estudo que será publicado na edição de quinta-feira da revista Nature. Segundo os autores deste estudo internacional, que trabalharam sob a direção de Gerald Haug, do Centro de Pesquisas sobre a Terra (GeoforschungsZentrum), em Potsdam (Alemanha), a destruição dessas duas grandes culturas coincide com as modificações deste ciclo climático, que ocorreu entre os anos 700 e 900 da nossa era.

A seca provocada pelas alterações no regime de chuvas, com quedas catastróficas de colheitas e um empobrecimento quase geral, poderia explicar as tensões profundas que levaram ao fim daquelas sociedades. Os cientistas chegaram a essas conclusões a partir da análise de sedimentos do lago Huguang Maar, no sudeste da China. Suas propriedades magnéticas e sua composição de titânio, explicaram, dão indícios sobre a força das monções no leste da Ásia. No inverno, estes ventos periódicos sopram em direção ao mar (monção seca) e no verão, em direção à terra (monção úmida).

Gerald Haug e seus colegas chineses e americanos constataram que, durante os 16.000 últimos anos, houve três períodos em que a monção de inverno foi forte e o clima, seco na China, sobretudo na época do declínio da 13ª dinastia chinesa, a dos Tang, que reinou de 618 a 907. Ao fim de três séculos de grandeza, esta dinastia, célebre por sua arte e sua atividade comercial com a Índia e o Oriente Médio, terminou com uma revolta geral.

Para os pesquisadores, as variações no índice das chuvas tropicais poderiam ter sido globais e explicar também, ao menos parcialmente, o fim da era clássica maia (250-900) no território hoje ocupado pelo México e pela Guatemala. Conhecida por suas cidades-Estado, por sua escritura hieroglífica, suas artes decorativas, seu calendário solar de 365 dias e suas pirâmides, a civilização maia desapareceu bruscamente em plena Idade do Ouro.

Fonte: TERRA

Por Fenrir

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

12 Comentários para 'Civilização maia teria sido vítima da mudança climática':
  1. flulsiors disse:

    commercial dance detroit in scene show country cruiser dance delhi line team all ireland irish dance championships results along channel dance disney high musical school sing 18 and up dance clubs in atlanta

  2. joigeoliDes disse:

    dance high myspace.com party school site dance foot free kid line pattern ballroom dance dress stores in miami florida dance high in nampa school skyview team dolly parton 9 to 5 dance mix

  3. mister ioso disse:

    Ronaldo

    Podem me xingar olhem meu email é gui_gbs@hotmail.com

    podem fazer reclamações no meu hotmail.

  4. lekPekabsetly disse:

    Planning on vacation already? I flutter no Mexico city for you? lol hope that Swine flu choice be upwards speedily!

  5. reedHeicupe disse:

    We are affluent to attend to Final of Britaing got tallent with Susan Boyle! Unify us! We should vote!

  6. Dumstrupt disse:

    Conan doing much improved job on Tonigh Screened then Jimmy Felon on Late Night! Shop-talk bide one’s time what they are successful to do on 10 pm with John Leno!

  7. LiguteteGew disse:

    Do you know where I can buy Sony Rolly? For some reason google gave this link????

  8. Gundeflan disse:

    I want to listen good music. Help me please.

  9. trubrobompabe disse:

    This weekend you should defentaley survive envision the silver screen its the batter! The Hangover is a immature UNDYING been BORN Such a waggish flicks!

  10. referat disse:

    Thanks !!!!!!

  11. Inga disse:

    Porque tanto chisme

Deixe seu comentário

*