0
escrito por The Earth 7lk

Um grupo de pesquisadores e engenheiros da Nasa está testando um protótipo de balão que poderá estudar o aquecimento global no inóspito planeta Vênus. Projetado para flutuar a uma altitude de 56 km na atmosfera venusiana, o balão contará com aparelhos que ajudarão a medir a formação de nuvens, os gases atmosféricos, as descargas elétricas e outras características do ambiente aéreo de Vênus.

De um começo parecido e de dimensões e outras características físicas semelhantes às da Terra, Vênus hoje é um inferno de calor e pressão, com temperatura superficial capaz de derreter chumbo. Tudo isso se deve a um efeito estufa descontrolado, o qual pode trazer lições sobre o efeito estufa bem mais leve que existe na Terra. Graças a tais condições inóspitas, é difícil fazer com que uma nave pouse no planeta e sobreviva muito tempo lá.

Balão de Estudo

A estratégia de mandar um balão é permitir medições de longo prazo num ambiente mais ameno, já que na altitude planejada a temperatura é equivalente à de um dia ameno na Terra. O único problema nesse caso é o Sol. Por isso, o balão (ou par de balões, já que também há planos de mandar dois deles em trajetórias diferentes) terá uma camada espelhada de alumínio, para refletir os raios solares. Contra o ácido sulfúrico, comum nas nuvens venusianas, os balões terão revestimento de teflon transparente.

fonte: adaptado de G1

Por The Earth

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

Nenhum comentário ainda.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

*