8
escrito por Totzil

Histórico

A cultura inca — resultado da mistura das culturas preexistentes na região andina — era muito rica, principalmente no que se refere à arte, intimamente ligada à ciência, à religião e ao cotidiano.

Ourivesaria

A {pt:ourivesaria} inca possuía caráter funcional e ornamental; o desenho das peças, aspecto de desenhos geométricos. O figurativismo das estatuetas de metal era bem estilizado, tendo a cabeça mais trabalhada que o restante do corpo. A prata era um dos metais mais apreciados para as peças suntuosas, embora se tivesse conhecimento de metais como o ouro. Eles produziam belos objetos de ouro.

Artefatos Incas feitas em Ouro1

Artefatos Incas feitas em Ouro2

Artefatos

Nessa arte, destacam-se também as facas de sacrifício. As construções arquitetônicas, apesar da {pt:austeridade} em relação às dos maias e astecas, não possuem hoje ornamentos esculpidos, o que se deve principalmente ao fato de os espanhóis terem extraído os trabalhos de escultura em ouro que revestiam as paredes dos aposentos internos.

Facas de Sacrifício1

Facas de Sacrifício2

Construções

Mas o que marcou a arquitetura inca foi o trabalho com a rocha; obras civis de pouca importância, fortalezas, torres, templos, palácios e edifícios do governo tinham em suas estruturas pedras arduamente trabalhadas e esculpidas pelos trabalhadores incas. Tais pedras eram constituídas do mais puro granito branco e seus vértices esculpidos em diversos ângulos (de até 40 graus) de tal maneira que os blocos se encaixassem perfeitamente uns nos outros sem a utilização de argamassa ou cimento e que o espaço entre um bloco e outro fosse impenetrável mesmo pela mais fina lâmina. As pedras, para que pudessem resistir aos freqüentes tremores de terra, tinham forma trapezoidal e eram tão pesadas que chegassem a atingir três toneladas. Não se sabe o tipo de instrumento utilizado na construção das cidades incas, já que não há vestígios de ferramentas ou rodas. Nativos da região dizem que tais ferramentas seriam feitas de hematita, oriunda de meteoritos. Segundo os cientistas, essa hipótese é um tanto improvável. É incontestável a engenhosidade de certas construções incas, como por exemplo, os canais que transportavam água a poderosas cisternas, para que fosse enfim armazenada sem desperdícios, ou mesmo os diversos níveis de terraços, nos terrenos íngremes da região, que permitiram um melhor aproveitamento da terra para a agricultura.

Construção Inca1

Construção Inca2

Artesanatos

Os incas produziam artefatos destinados ao uso diário ornados com imagens e detalhes de deuses. Era comum na cultura Inca o uso de formas geométricas abstractas e representação de animais altamente estilizados no feitio de cerâmicas, esculturas de madeira, tecidos e objetos de metal.As mulheres produziam tecidos finos com desenhos surpreendentes.

Atezanato Inca feito em Cerâmica

Artezanato Inca feito em Tecido

Por Totzil

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

8 Comentários para 'Incas: Arte':
  1. inn disse:

    i hate your site
    is sooo PODRE

  2. Beatriz Ferreira Garcia Romero disse:

    Eu só gostaria que as imagens tivessem nomes no roda pé, para saber onde se localizam as tais.

  3. Cleudiane disse:

    muito show, a parte do artesanato mas precisa de mais imagens sobre a sua cultura, e como se vestiam..bjinhuw

  4. Elise disse:

    Legal bem criativo

  5. Priscila disse:

    adorei o site os incas realmente são interessantes

  6. Jennifer disse:

    Eu gostei muito é super imteressante

  7. nicole disse:

    ajudou muito no meu trabalho!!

  8. t.t disse:

    Esta otimo o trabalho que fez e me ajudou muito
    num trabalho que estou fazendo..!!!

Deixe seu comentário

*