20
escrito por Totzil

Poder

É incontestável que o estado inca teve uma organização social e política peculiar. Seu chefe de Estado era o Inka ou Sapan Inka, também conhecido como Sapan Intiq Churin (“O Único Filho do Sol”), que tinha uma esposa com o nome de Qoya. De um modo mais compreensível, pode-se dizer que o nome “Inka” equivale a “Rei”; e “Qoya” significa “Rainha”. De acordo com a tradição andina, tanto Inka quanto Qoya eram descendentes diretos do Deus Sol. Para perpetuar sua linhagem divina, o Inka era obrigado a casar com sua irmã. O “Sapan Inka” também tinha um número limitado de concubinas e filhos. A tradição conta que Wayna Qhapaq tinha mais de 400 crianças. Este privilégio era dado somente para o Inka.

Representação de uma Qoya

O Inka era o chefe religioso e político de todo o Tawantinsuyo. Ele praticava a soberania suprema. Pesava o fato de que o Inka era venerado como um deus vivo, pois era considerado o Filho do Sol. Seus súditos seguiam suas ordens com total submissão. Aqueles que conviviam com ele se humilhavam em sua presença, em ato de extrema reverência. Apenas o mais nobre homem da linhagem Inka podia dirigir a palavra ao Inka e repassar as informações aos outros súditos. Algumas das mulheres do Império Inca coletavam cabelo e saliva do Rei, como forma de se protegerem de maldições. Ele era carregado em uma maca dourada e suas roupas eram feitas de pele de vicunha da mais alta qualidade. Somente ele usava o simbólico Maskaypacha ou uma insígnia real, espécie de cordão multicolorido. Grandes adornos dourados pendiam de suas orelhas, o que acabava por deformá-las. O imperador inca usava ainda uma túnica que ia até os joelhos, um manto banhado a esmeralda e turquesa, braceletes e joelheiras douradas e uma medalha peitoral que trazia impresso o símbolo do Império Inca.

Representação de um Inka

Histórico

Pachakuteq governou de 1438 a 1471 e foi sucedido por Tupaq Inka Yupanqu i, que ficou no poder de 1471 a 1493. Depois, seguiram no reinado Wayna Qhapaq (1493-1527) , Waskar (1525-1532) e finalmente Atawallpa (1527-1533) . A dinastia inca não acabou com a chegada dos espanhóis invasores, mas abriu caminho para o surgimento da nação Quéchua. Movido por interesses diplomáticos, Pizarro nomeou Toparpa ou Tupaq Wallpa como o novo Inka, envenenado quando viajava até Cuzco. Mais tarde, o direito ao trono foi oferecido a Manko Inka ou Manko II,outro filho de Wayna Qhapaq que, em 1536, começou uma longa guerra para retomar o comando de Tawantinsuyo. Ele acabou sendo assassinado por dois seguidores do conquistador espanhol Almagro e foi substituído pelo filho, Sayri Tupaq, que morrem em Yucay, após traição dos conquistadores. Titu Kusi Yupanqui, irmão de Sayri Tupaq, foi denominado novo Inka. Sua primeira ação no poder foi se dirigir até Vilcabamba, com o objetivo de continuar a guerra. Vitimado por uma doença, Titu Kusi morreu e foi sucedido pelo irmão Tupaq Amaru. Mas Amaru foi seqüestrado pelo capitão espanhol Martin Garcia Oñas, que acabou se casando com a sobrinha de Amaru. Tupaq Amaru foi levado até Cuzco e executado em praça pública. Era o ano de 24 de setembro de 1572 e o conquistador Viceroy Francisco de Toledo se regozijava diante da execução sumária. Após 36 anos de guerra, os conquistadores do Velho Mundo adquiriam todos os direitos sobre a terra sagrada dos incas.

Por Totzil

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

20 Comentários para 'Incas: Organização política e social':
  1. kinha disse:

    axo mtu interesante abordarem este assunto, pois faz parte da historio de uma comunidade que começou an mesma epoca ki a nossa e ki infelizmente foi destruida por pessoas ki se achavam superios a ela

  2. luisa disse:

    oi sou luana quiria agradeser vai ajudar muito na minha pesquisa thau etc … sou da 4 serie …

  3. rafaela disse:

    2.012 eu gotei das minhas pesquisas aqui e eu tirei 10 no meu trbalho obrigado adoro vcs que fiseram (enventaram)o 2012 bjs

  4. Lucas disse:

    Válido.
    Comprem o Redenção, tá muito bom.

  5. Lucas disse:

    Rafaela burra, nem sabe escrever.

  6. Bianca disse:

    Pessoal do 2012….achei muito bom o que voces fizeram falando sobre os Incas e tudo mais…Alem de ter me ajudado muito pois estou fazendo um trabalho de historia que vale metade da nota (geral) du 2° semestre…E só com as informaçaes que consegui aqui, sei que vou me sair muito bem…Muito Obrigada!

  7. Jonathan disse:

    muito boa essa pesquisa gostei muito

  8. thaise disse:

    achei super interessante pois estou fazendo um trabalho sobre esse tema e esta pagina esta me ajudando bastante…obrigada bjus…

  9. anjinha disse:

    eu gostei muito pois mstra os constumis nos povos

  10. lais pereira dos santos disse:

    muito bom

  11. tevez disse:

    UhuahuahUUAHuua
    NDA A VER VEIYY..
    vai todo mundo pro inferno MERMoo..
    ^^
    \°/
    *-*
    8)
    BjoOMILIGA;;^~

  12. ruan eschffer disse:

    muy bien este gemeil

  13. edinaldo disse:

    A matéria é muito boa mais precisa ser mais especificoe direta valeu

  14. isabela disse:

    otima essa pesquisa parabens!

  15. RAFAEL disse:

    Q LEGAL

  16. erica e joice disse:

    Muito interesante essa pesquisa!!!

  17. Bruna disse:

    Esse site foi muito interessante para minha pesquisa!
    bjsss!;*

  18. N.NETTO disse:

    AEEE.. VLWZ MSM .. ESSE RELATÓRIO “SALVOU MINHA PELE “..! OBG FRT ABRAÇO !

  19. juventina disse:

    oi meu nome é juju.eçe trabalho ta muito interreçante.mtu obrigadla por me ajudar neça trabalho idiota.

  20. leticia disse:

    mt bom adorei muito obrigada!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

*