38
escrito por Fenrir

Mais que um calendário, os Maias possuiam um sistema de calendários circular cujo ciclo completo era de 52 anos solares e que sincronizava dois outros a saber: o calendário Tzolk’in de 260 dias e o calendário Haab de 365 dias e 1/5. O Calendário Maia prevê o final do ciclo atual no ano de 2012, quando tudo se extinguirá para o início de uma nova era.

Conceito de tempo e sua importância

A grande importância dada pelos maias à medição do tempo decorre da concepção que tinham de que tempo e espaço, em verdade, tratam-se de uma só coisa e que flui não linearmente, como na convenção européia ocidental, mas circularmente, isto é, em ciclos repetitivos. O conceito chama-se Najt e é representado graficamente por uma espiral.Os maias acreditavam que, conhecendo o passado e transportando as ocorrências para idêntico dia do ciclo futuro, os acontecimentos basicamente se repetiriam, podendo-se assim, prever o futuro e exercer poder sobre ele.Por esta razão, a adivinhação era a mais importante função da religião dos maias. Tanto é assim, que a palavra maia usada para designar seus sacerdotes, tem origem na expressão guardião dos dias.O calendário maia com ciclo equivalente a um ano solar era chamado Haab, e tinha ordinariamente 18 meses de 20 dias (mais cinco dias sem nome), seu uso era mais afeto às atividades agrícolas, notadamente na prescrição das datas de plantio, colheita, tratos culturais e previsão dos fenômenos meteorológicos. Era o calendário das coisas e das plantas. Já o calendário Tzolk’in que possuía treze meses de vinte dias, com ciclo completo de 260 dias, era usado para as funções religiosas em função do qual se marcavam as cerimonias religiosas, se fazia a adivinhação das pessoas e se encontravam as datas propícias para seus atos civis.Assim que nascia uma criança, os maias as apresentavam aos sacerdotes que, em função do dia do nascimento, adivinhavam a futura personalidade da criança, seus traços marcantes, suas propensões, habilidades e dificuldades, analogamente ao horóscopo mesopotâmico.

Origem

Estudiosos defendem que a observação da repetição cíclica das estações do ano e seus eventos climáticos, dos ciclos vegetativos e reprodutivos das plantas e dos animais, sincronizada à repetição do curso dos astros na abóbada celeste, é que acabou inspirando os Maias à criação de seus calendários.É pois reconhecido que muito da matemática e astronomia dos maias se desenvolveu sob a necessidade de sistematizar o calendários com os principais eventos no qual o desenvolvimento da escrita tinha o papel preponderante de registrar tanto as datas como os eventos.O mês de vinte dias é um tanto mais natural e adequado na cultura maia, já que a sua matemática usava a numeração na base vinte, que corresponde à soma dos dedos humanos das mãos e dos pés.Não é por outra razão que a cada katum (período de 20 anos), data auspiciosa como nossa década, os maias erigiam uma estela, monumento lítico belissimamente decorado, no qual registravam as datas e principais eventos, que poderiam ser interpretados no futuro.Como qualquer outra civilização antiga, os maias sacralizavam os conhecimentos de astronomia, matemática e escrita, sendo estas de função dos sacerdotes e letrados cujos registros se cristalizaram no sistema de calendários, desde muito cedo aperfeiçoados.

O calendário era baseado nos ciclos do sol

Se a duração ciclo completo do haab (365 dias + 1/5) era demarcada ao compasso do ano solar, a duração do ciclo completo do Tzolk’in (260 dias) corresponde a duração de um ciclo biológico humano desde a concepção até o nascimento.

Por isto, o haab regia a agricultura e as coisas, e por isto mesmo o tzolk’in regia a vida das pessoas, a partir de seu aniversário, fornecendo-lhes preceitos e presságios.

O calendário

Alguns acreditam que os maias identificaram o aspecto energético e espiritual do tempo de cada dia e codificaram isso em seus calendários. O que temos, com efeito, é que, a par do arranjo dos ciclos, os maias tentaram consolidar os principais eventos de tais dias.Há quem diga que os maias definiam o tempo como uma energia real ou força que existe em todo o universo, cuja freqüência seria 13:20Treze referir-se-ia às 13 lunações anuais (13 x 28 = 364) onde o mês lunar tem 28 dias, que, coincidentemente multiplicado por 20 (base) resulta em 260 dias, período algo próximo ao ciclo ovariano da reprodução humana.

Calendário Maia

O tempo espiral

Graças à exatidão do calendário, o mais perfeito entre os povos mesoamericanos, os maias eram capazes de organizar suas atividades cotidianas e registrar simultaneamente a passagem do tempo, historiando os acontecimentos políticos e religiosos que consideravam cruciais.

Galáxia em espiral

Entre os maias, um dia qualquer pertence a uma quantidade maior de ciclos do que no calendário ocidental. O ano astronômico de 365 dias, denominado Haab, era acrescentado ao ano sagrado de 260 dias chamado Tzolkin. Este último regia a vida da “gente inferior”, as cerimônias religiosas e a organização das tarefas agrícolas.

O ano Haab, e o ano Tzolkin formavam ciclos, ao estilo de nossas décadas ou séculos, mas contados de vinte em vinte, ou integrados por cinqüenta e dois anos.

Eles estabeleceram um “dia zero”, que segundo os cientistas corresponde a 12 de agosto de 3113 a.C. Não se sabe o que aconteceu, mas provavelmente esta se trata de uma data mítica.

A partir deste dia os ciclos se repetiam. Entretanto, a repetição dominava a linearidade. Podiam acontecer coisas diferentes nas datas anteriores de cada período de vinte ou cinqüenta e dois anos, mas cada seqüência era exatamente igual à outra, passada ou futura.

Assim diz o Livro de Chilam Balam: “Treze vezes vinte anos, e depois sempre voltará a começar”. A repetição cria problemas para traduzir as datas maias ao nosso calendário, já que fica muito difícil identificar fatos parecidos de seqüências diferentes. A invasão tolteca do século X se confunde nas crônicas maias com a invasão espanhola que ocorreu 500 anos depois.

Por isso, os livros sagrados dos maias eram simultaneamente textos de história e de predição do futuro. Na perspectiva maia, passado, presente e futuro estão em uma mesma dimensão.

Por outro lado, os historiadores contemporâneos recorrem às profecias maias para conhecer episódios do passado desta sociedade, com a profecia se expressando como uma forma de memória.

A eficiência do calendário Maia

Como sabemos, o calendário Maia não foi criado com as nossas conhecidas correções, referentes ao nosso ano bissexto, no entanto isso não implica dizer que os cáculos Maias estivessem incorretos, e muito menos dizer que o nosso calendário é superior ao deles. Iremos explicar.

O que acontece é que os Maias usavam um ano solar(Haab), de 365 dias exatos, sem as correções bissextas. Como não haviam tais correções, era natural que o Haab fosse se atrasando com relação ao ano solar verdadeiro, que corresponde a 365.24219878 dias, mas no entanto, os maias utilizavam um ciclo de 1508 Haab – Registrado em uma inscrição em Palenque- o qual correspondia a 1507 anos solares verdadeiros. Fazendo as contas, podemos visualizar melhor a explicação.

*1508 x 365 = 550420 dias = 1507 anos solares
*550420/1507 = 365,242203 dias por ano solar verdadeiro, segundo os cálculos Maias.(Pouco mais de 365 dias completos)

Realmente isso é incrível, pois representa um erro anual de apenas 37 centésimos de segundo com relação ao ano solar verdadeiro, enquanto o nosso calendário Gregoriano apresenta um erro anual de aproximadamente 26 segundos em relação ao ano solar. De fato, essa é a grande ciência Maia. Mesmo sem correções bissextas, e trabalhando o ano com 365 dias fixos, os maias conseguiram ser mais engenhosos e precisos que a atual geração, geração essa totalmente tecnológica se comparado com nossos antepassados. E algo que não podemos deixar de citar, o calendário Maia é um calendário 70 vezes mais rigoroso que utilizado atualmente.

Fica apenas uma pergunta no ar, de onde eles tiraram tanta genialidade?
É isso que iremos descobrir, juntos.

Por Fenrir

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

2 Trackbacks/Pingbacks:
  1. Pingback: Projeto 2012: informar a verdade e despertar a consciência espiritual e cósmica dos seres humanos em 28/05/2008;
  2. Pingback: Minha nova câmera! « em 22/07/2010;
36 Comentários para 'Maias: O calendário':
  1. ATALIBA LIMA SANTANA disse:

    SOU ADMIRADOR DESSE POVO E QUERO PRATICAR NO DIA-A-DIA O CALENDARIO MAIA

  2. iara disse:

    isso é muito bom

  3. Rui Viegas disse:

    Sou cristão e acredito que algo vai acontecer. Façam paz com DEUS porque ele é um fogo devorador e é terrivel cair nas mãos do DEUS VIVO. Ele é amor mas por favor não o ponham á prova. Sorte a todos e lembrem-se que DEUS NÃO FAZ PARTE DA NOSSA CIVILIZAÇÃO, PORQUE ANTES DE SER CRUCIFICADO DISSE QUE O REINO DELE NÃO ERA DESTE MUNDO ! IA PREPARAR UM LUGAR PARA NÓS E QUE DEPOIS R-E-G-R-E-S-S-A-R-I-A !!!

  4. Rubens Prata disse:

    Eu gostaria de organizar minha vida segundo o calendário MAIA. Mas daí, acontece grandes dificuldades, pois as contas a pagar estão no calendário gregoriano, as folgas etc. Além do mais, fica difícil convencer a família a adotar um novo sistema de vidas.Então, talves, seria conveniente ter um calendário MAIA com a data correspondenteno Gregoriano também apenas para não perder os compromissos.
    Grato

  5. Bruno disse:

    isso dexa só uma coisa no ar…
    q provavelmente à vcs não é novidade…
    o mundo é um mistério…
    e vcs percebendo td isso q vcs ja descobriram os maias ja previam….ja q falta pouco tempo para acabar o ciclo ( fim em 2012) e vcs ja estão mostrando essa mudança…
    GENIAL!!!!

  6. Maristela Zancan disse:

    “O Calendário Maia prevê o final do ciclo atual no ano de 2012, quando tudo se extinguirá para o início de uma nova era.”

    O Calendário Maia prevê o final de um ciclo que coincidirá com nosso ano de 2012.
    Ponto.
    A extinção ou não é mera especulação de outrem. Os maias apenas assinalaram o fim de um ciclo. Todo resto é especulação e interpretação subjetiva do legado dos maias.

  7. Flavinha disse:

    Parece que o povo hoje ta é andando pra tras.

    Com zero de tecnologia eles eram muito mais avançados que nós.
    Uma pena que todos esses povos incriveis não existem mais.

  8. Rodrigo disse:

    Acredito que os Maias, Astecas, Egípcios e outros povos bastante evoluídos sejam remanescentes do Antigo Continente LEMÚRIA… Isso justificaria toda a genialidade desses povos…

  9. Gustavo Guedes disse:

    Acredito piamente nas predições que os Maias nos deixaram, creio que realmente em 2012 venha ocorrer algum cataclismo em escala global, já não é difícil conviver com isto, sendo que já estamos vivendo fenômenos catastróficos em todo o planeta na decorrência dos anos, e realmente o tempo não se assemelha algo linear, pois, vemos coisas já ocorridas retornarem a ocorrer “hoje” com uma similaridade incrível. Se o presságio dito realmente ocorrer em 2012 e for de um objetivo tão grandioso como creio que seja, espero por esta data para alguns fatídica com muita esperança e ansiedade.

  10. Neriton disse:

    O interessante desses povos é que eles se baseavam basicamente na astrologia e na astronomia tão pouco valorizado nos dias de hoje. Esses povos não tinham o computador em suas mãos, o computador nos deixa burros. enquanto civilizações como os romanos preferiam guerrear mostrando o grau de sua ignorancia em conquistar terras, não
    se preocuparam em conquistar conhecimento.

  11. Alessandra disse:

    Especulações a parte, gostaria de saber se ambos os calendários maias, tanto o de 365 quanto o de 260 dias, estão geralmente inscritos na mesma peça ou se eles são feitos separadamente.

  12. Leandro disse:

    A grande pergunta é:
    Por que eles não existem mais?
    Como foi que todos se extinguirão?
    Povos tão evoluídos, instruídos e inteligentes…
    Não entendo isso.

  13. Leandro disse:

    PS. leia extinguiram onde diz extinguirão.

  14. Yeah! disse:

    sabe por que o tempo é linear e não circular? desde o big bang o univeso esta em crescente expanção, assim ele não retornará ao inicio, ele sempre irá se abrindo ate xegar em um ponto final ou sei lá o que, se é que existira um final, então como espanssão o espaço e tempo se expandi juntamente com ele… acredito nisso, pode ser que o univeso esteja em circularidade não sei… mas acho que a expanssão é linear, por isso cada vez mais os planetas, estrelas e etc, distanciam entre si…

    algo mais ou menos assim: big bang

    > > > > >

  15. marina disse:

    Eu acredito no calendario maia so que penso assim ja que em 2012 acabavra um ciclo não significa que tudo acabara talvez seja o começo de um novo ciclo onde tudo podera ser mais dificil porem o começo de um novo ciclo

  16. Angelo disse:

    Sacanagem… Vou Formar no final de 2012 kkkk
    Formar e Morrer não rola =S

  17. heigamagalhaes disse:

    temos a necessidade que tudo isso acabe…não nos toleramos mais…nossa incompetencia de lidar com nossas capacidades…a nossa iniquidade…o deslexo com nossa casa…isse calendario esta fazendo um rebuliço danado por conta de sua bagagem historica e cientifica juntada a nossa vontade de mudança…espero que tudo isso seja verdade e que possa estar vivo pra ver os homens vivendo realmente a realidade racional…e acabe de uma vez essa transição…nem eu e nem a terra nos aguenta mais!!!

  18. Gladston disse:

    Ainda era jovem qdo tomei conhecimento dessa data; o ano de 2012. Confesso que não me impressionei muito, pois qtas vezes o fim do mundo já foi errôneamente interpretado. O que chama atenção para a data de 21/12/2012, é que há prova científica de que fatalmente ocorrerá esse alinhamento com causas imprevisiveis para toda a humanidade. O estranho é porque ninguém procura alertar sobre esse fato.

  19. Oldack Borges disse:

    Salve!
    Já ocorreu uma mudança no eixo da Terra, no ano de 1935. Nesta data, começou a Fase Racional ( espacial ), para o desenvolvimento do raciocínio ou da Glândula Pineal. Leiam o livro Universo em Desencanto, que irão saber, a verdadeira origem da humanidade. Tudo se transforma, para voltar a ser o que era, ENERGIA PURA, LIMPA E PERFEITA.

  20. carlos disse:

    Quando o segundo SOL chegar tudo irá MUDAR
    e somente aqueles que entrarem numa frequencia
    de AMOR conseguira resistir, os demais serão levados para outros lugares onde suas frequencias
    serão compatives com aquele meio e o Planeta TERRA então começará um novo ciclo de PAZ.

    ISTO SERÁ INEXORAVEL.

  21. Carolina disse:

    Estou surpreendida com o conhecimento e genialidade dos Mais, os caras eram “ninjas”! Porque, nao tinham fontes de conhecimento, eles buscavam este conhecimento, me prendi bastante na leitura!

  22. João Paulo Martins disse:

    Acredito na reencarnação, noutras dimenções paralelas aesta realidade em que existimos neste momento, tenho 31 anos mas sempre achei que isto tudo é apenas um pouco conplexo, não catolico mas sou Cristão acreditando na sua passagem na terra.
    Considero até mesmo que fomos aqui colocados com alguma ou algumas finalidades, sou agnostico e procuro razões e explicações.
    Se isto for ciclico mas sub dividido por etapas, faz tudo parte da evolução.
    Se somos todos fruto de uma colonagem, atendendo à Eva a partir do suposto Adão, fica a faltar a finalidade, isto se tiver de haver.
    Contudo gostaria de salientar que gostei do contexto global do filme que vi antes de ontem, “Sinais do futuro”. Se isto vier a terminar, espero tornar a voltar independentemente do cenario.
    O universo é tão vasto, se somos mesmo os unicos tudo o resto é um profundo desperdicio de espaço.

  23. João Paulo Martins disse:

    Os Maias provavelmente não eram tão brucráticos e menos complexos.

  24. Teresa disse:

    acredito,que o mundo vai mudar em breve,a nova era já começou,mas o seu caminho é longo…mas………já há sinais de mudança!!!para melhor,claro.mas em 2013,que as pessoas vao sentir na mente humana,algo diferente……vao deixar de ser tao materialistas,e vao começar a ser mais espiritualistas !!!!Os Maias ,povo evoluidissimo para a época,suas escrituras sagradas vao ser verdade…..resta-nos esperar para ver!!!!já falta pouco,para 2012………………………Teresa.

  25. gabriely disse:

    acho tudo isso interessante
    para todos nos
    maiis não acredito que tem dia,hora e minutos,certinhos marcados….fala serio…*_*

  26. Inah Eggers disse:

    Dizem que o calendario dos maias acaba em 21 de dezembro de 2012. isso é realmente verdade? E se é verdade, porque o calendario acaba ali? Qual foi a geração seguinte da dos maias?
    É verdade que a terra dará uma enclinada no ano de 2012 e que algumas cidades irão desaparecer completamente?
    Se o calendario acaba e começa uma nova geração, isso significa que realmente o mundo acabará nessa data, mas a biblia fala que antes do apocalipse existirão acontecimentos. Será que a biblia não se refere a esse dia? onde o mundo passa por transformaçoes mas não se extermina completamente.

    mandem a resposta pelo meu e-mail,por favor!

    obrigada.

  27. arcanjo disse:

    o mundo ira acaba em 2012
    quem garante isso,só Deus sabe o dia,a hora,o mes,
    nem o filho dele,jesus cristo sabe,quanto mais um povo sem tecnologia,eram muito inteligentes,se viravam com o que tinha,mais não tão inteligente pra saber quando o mundo ira acaba,que bom que não existem mais,eles iam causar um caos na humanidade falando mentira!
    é melhor se resvestir das armadurs do céus do que se preucupar com o que ira acontecer amanhã

  28. Edson disse:

    Eu realmente ñ sei como tudo isso ira aconteser, mais si é verdade só deus sabe,
    mais todos os seres humanos quer acreditão
    vão sofrer mesmo que ñ aconteça nada no dis 21 de dezembro de 2012.
    como deus é o criador de tudo, só ele tem o poder de destruir!

  29. Amanda disse:

    Como eles sabem que o mundo vai acabar ..
    Sendo que Deus vai vir em algum seculo antes de nós morrer ele vai ver quem vai para o ceu …
    E ele que sabe em que dia o mundo vai Acabar…
    Nem tudo nós tambem tem que Acreditar eles sao simplesmente Astronomos que ve o sistema solar …
    Que nem em 2000 falaram que o mundo ia acabar acabou??
    Acho que em 2004 falaram que o mundo ia acabar acabou??
    Em 2008 falaram que o mundo ia acabar
    acabou??
    Agora vem isso novamente Falando que o mundo vai ACABAR em 2012…
    Vamos ver o Que a de vir…

  30. ADILSON disse:

    SERA QUE VOCES AINDA NAO PAROU PARA PENSAR QUE ESSAS ESTORIAS DOS MAIAS NAO FORAM ENVENTADAS QUANDO OS MESMOS ESTAO DROGADOS ? PELO QUE SE SABE OS INDIOS SE DROGAVAM MUITO COM OPIO, COCAINAM MACONHA E OUTRAS PLANTAS
    PENSEM NISSO PESSOAL

  31. Alerta emergencial sobre 2012
    Há anos, especialmente através da internet, são divulgadas informações falsas e sensacionalistas que falam, entre outras coisas, que:

    • Profecia Maia diz que 2012 é o fim do mundo

    • Calendário Maia acaba em 2012

    • Segundo os maias, o eixo da Terra vai mudar em 2012

    • Os maias não desapareceram, eles são ETs e/ou foram pra uma dimensão superior e voltarão em 2012 para salvar os “escolhidos”

    • Entre muitas outras coisas e catástrofes

    Infelizmente, ao longo dos ultimos anos, com as redes sociais (especialmente twitter, orkut e facebook), tais boatos foram sendo divulgados cada vez mais, também através de sites sensacionalistas que souberam se aproveitar da onda. Milhares, milhões de leigos passaram a acreditar cegamente nessa série de afirmações infundadas e muitas vezes, de maneira inocente, passaram adiante a desinformação.

    Este é um texto emergencial e provisório, apenas para dizer em algumas palavras aquilo que deve ser dito: NÃO existe nenhum documento ou fonte reconhecidamente MAIA que embase qualquer uma dessas afirmações que são geralmente veiculadas sobre profecias maias e 2012, absolutamente nenhum registro maia pode ser usado para afirmar que 2012 é o fim do mundo ou as outras afirmações citadas (além das não citadas). O (sistema do) Calendário Maia é infinito, o que terminaria seria um ciclo QUE SEQUER É O MAIOR que se tem notícia. Os maias não desapareceram, isso é verdade, mas não há base alguma para afirmar que são ETs ou estão numa dimensão superior. Seus descendentes continuam na América Central, especialmente na Guatemala. Não existem 7 profecias maias. E o tal ciclo pode não ser nem em 2012 – essa é uma teoria que não possui unanimidade e, portanto, até isso é incerto.

    Dizer que algo é maia ou que os maias disseram algo são afirmações que exigem embasamento antropológico, arqueológico ou histórico. Trata-se de uma identidade cultural, ninguém pode escolher ou decidir o que é maia ou não, mas muitos deturpam dizendo que é tudo uma questão de “crença” ou “livre interpretação”, e cada um acredita no que quer. E assim cria-se o monstro da mentira, do engano, da desinformação. Tudo em nome de expandir a “crença”, a (algumas vezes má) fé – cega e mal embasada.

    O mínimo que se pode exigir é que as pessoas que insistem em fazer afirmações alarmistas venham a público e mostrem fontes MAIAS que justifiquem tudo que eles dizem. Com todo o respeito aos espíritas e afins, mas canalizações são experiências pessoais e subjetivas demais para servirem como prova de que os maias disseram isso ou aquilo, assim como não servem como prova pseudo-profecias maias cuja origem é oculta – ou seja, não existe um documento maia de onde foram retiradas.

    Graças a tudo isso, a cultura maia hoje é motivo de chacota entre muitos. O filme “2012″ mostra supostos seguidores do Calendário Maia cometendo suicídio coletivo. Verdadeiros conhecedores do Calendário Maia jamais fariam isso por causa do calendário em si, pois sabem que as pseudo-profecias são falsamente propagadas como sendo maias. Não sabemos o que ocorrerá em 2012, sabemos apenas que os maias foram usados para dar maior visibilidade a pseudo-profecias (que nao foram feitas por eles), a sites, egos, etc. Muitos culparão os maias se em 2012 nada do que foi “profetizado” PELO “HOMEM BRANCO” acontecer. Sei que podemos esclarecer muitas pessoas antes da data, por isso a única coisa que peço é bom senso e investigação. Tudo que vocês costumam “ouvir” não resiste ao primeiro questionamento bem feito: SIM, ONDE OS MAIAS DISSERAM ISSO? EM QUE DOCUMENTO ISSO ESTÁ REGISTRADO?

    E então, vocês preferem fazer esses questionamentos para saber o que verdadeiramente veio dos maias ou acreditar cegamente em tudo que os outros dizem?

    LEIA, INFORME-SE NO SITE http://www.calendariosagrado.org

  32. O excelente texto acima é de autoria de Thiago Cavalcanti.
    O site recomendado é muito bom.

  33. cintia disse:

    a palavra de DEUS fala q mem o filho de DEUS sabe o dia em q o mundo acabara pioro os comedo de feijão meu DEUS tem mizericordia de mais entendimento pra esses besta

  34. Carlinhos disse:

    n acredito nisso pq só deus poder fala quando vai acabar o mundo ! obrigado pela atenção mais n acredite i sim vão prar igreja Adora nosso Senhor (L)

  35. leticia disse:

    seriamente acho que o mundo vai acabar na hora serta e só os deuses podem saber poi sao os MAIS,ASTECAS,INCAS e outros!E eu sou bem religiosa e acho serto avisar vcs,o mundo vai acabar na hora serta e se for acaber agora e bom agente estar bem preparada(o).Pois o fim esta procimo e só praticar o bem e adorar deuses verdadeiros.PASSAR BEM!

  36. rayane disse:

    eu acho que o mundo nao vai acabar pq em 2000 eles falaramn que o mundo ia acabar e nao acabou entao…..

Deixe seu comentário

*