2
escrito por Fenrir

Nome

Códice Grolier.

Fragmento do Códice Grolier

História

A descoberta do Códice Grolier foi autenticada a 25 anos atrás, mas devida a dificuldade na elaboração de estudos sobre o manuscrito, poucas coisas foram reveladas. Como pouco se sabe sobre tal documento, devemos entender o perigo de se chegar a conclusões precipitadas com relação ao assunto. Sabemos que a descoberta do Códice Grolier é um tópico delicado, e para alguns, inquietante.

O Códice Grolier foi descoberto no México no ano de 1965, embora ainda não fosse concluída a sua origem Maia. A história de seu descobrimento é contada no livro “Breaking the Maya Code”, de Michael Coe( Thames e Hudson, 1992). Não podemos deixar de mencionar a pessoa de José Saenz, que partiu para uma viagem perto da Serra das Chiapas e Tortuguero, onde foram procurados os fragmentos desse códice juntamente com outras relíquias.

Relatos dizem que o manuscrito foi encontrado em uma caverna. Logo após alguns estudos, o documento foi levado para o Clube Grolier de Nova York(1971).

Curiosidade

Algo interessante foi o fato de que o Códice Groiler foi montado através de fragmentos, fragmentos esses encontrados através de espedições e buscas no local onde inicialmente foram descobertos os vestígios.

Uma grande polêmica girou em torno dos estudos do manuscrito, onde se criou um clima hostil entre o estudioso Thompson e o linguista soviético Knorosov. Muitas pessoas consideravam o soviético como o grande descobridor dos hieróglifos do códice, embora algumas pessoas atribuissem tal feito para Thompson. Essa rivalidade gerou trocas de “elogios” de ambas as partes.

Lâmina GrolierLâmina Grolier

Particularidades

Hoje em dia já se foi comprovada a autenticidade do Códice, sendo esta baseada nas característica próprias do documento, e não na sua forma. O Códice Groiler é um códice menos carregado de conceitos, de misticismos e estudos mais aprofundados, sendo ele considerado um códice genuíno, até mesmo erudito.

Falsa confirmação

Algumas pessoas afirmaram que o Códice Grolier se travava de um falso documento, tais pessoas cometeram alguns erros para que viessem declarar tal afirmação:

*A sua forma não convencional prejudicou a identificação do Códice como sendo um manuscrito Maia.

*Não examinaram a consistência do documento.

*Ao tentarem examinar o manuscrito, tais pessoas se prenderam nos pequenos detalhes que indicavam características que não fossem da civilização meso-americana, fechando os olhos para os indícios que provavam o contrário.

Dessa forma podemos dizer que devemos tomar o máximo de cuidado ao analizarmos um documento. Existem muitos vestígios que podem definir a origem de certos objetos, e nunca o orgulho de um estudioso especialista deve ser maior que a verdade dos fatos.

Lâmina danificada

Últimas informações

Como última informação, sabemos que o Códice Groiler desapareceu misteriosamente, sem deixar pistas de onde possa se encontrar. Muitas códigos do documento ainda não foram desifrados. Pode-se dizer que o Códice Groiler é um dos documentos mais misteriosos da atualidade.

Localização

New York, Estados Unidos da América

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

2 Comentários para 'Maias: O Códice Grolier':
  1. celino disse:

    Favor enviar-me todas informação atualizada deste assunto.
    Obrigado.

  2. celino disse:

    Favor manter-me informado sobre esse assunto.
    Obrigado.

Deixe seu comentário

*