18
escrito por Fenrir

O Haab faz parte de um sistema de calendários usados pelos povos meso-americanos, mais precisamente, pelo Maias. Esse calendário é constituído por 365 dias, sendo o calendário que mais se aproxima do ano solar.

Calendário Haab(Solar)

O calendário possui 18 meses de 20 dias cada, trabalhando assim em uma matriz de ordem 18×20.

Os cálculos não estão errados, 18 x 20 equivale à 360 dias, sendo que os últimos 5 dias restantes correspondem aos “dias de azar”. Os nomes dos meses são baseados nas estações e nos eventos ligados a agricultura, por exemplo, o décimo terceiro mês, Mak, pode consultar ao fim da estação chuvosa e o décimo quarto mês, K’ank’in, pode consultar às colheitas maduras na queda.

A grande importância dada pelos maias à medição do tempo decorre da concepção que tinham de que tempo e espaço, em verdade, tratam-se de uma só coisa e que flui não linearmente, como na convenção européia ocidental, mas circularmente, isto é, em ciclos repetitivos. O conceito chama-se Najt e é representado graficamente por uma espiral.

Os maias acreditavam que, conhecendo o passado e transportando as ocorrências para idêntico dia do ciclo futuro, os acontecimentos basicamente se repetiriam, podendo-se assim, prever o futuro e exercer poder sobre ele.

Por esta razão, a adivinhação era a mais importante função da religião dos maias. Tanto é assim, que a palavra maia usada para designar seus sacerdotes, tem origem na expressão guardião dos dias.

Os nomes dos meses no são comumente referidos pelos seus nomes da era colonial Yucateca. Na ortografia revisada eles são os seguintes:

1) Pop
2) Wo
3) Sip
4) Sotz’
5) Sek
6) Xul
7) Yaxk’in
8) Mol
9) Ch’en
10) Yax
11) Sak
12) Keh
13) Mak
14) K’ank’in
15) Muwan
16) Pax
17) K’ayab’
18) Kumk’u
19) Wayeb’

Nomenclatura dos dias

Cada dia no Haab é identificado por um número que representa o dia do mês, seguido pelo nome do mês. A contagem inicia-se em 0 e vai até 19, então o primeiro dia do Haab seria 0 Pop, seguido por 1 Pop, 2 Pop até 19 Pop, quando então iniciaria o primeiro dia do segundo mês, ou 0 Wo. O Haab é considerado um calendário Inexato, pois ele não trabalha com as correções bissextas, dessa forma de 4 em 4 anos as estações do ano flutuam em seu calendário. Mas o Maias não aceitaram essa imperfeição, praticando técnicas de correção fora do próprio calendário, técnicas essas que já foram expostas.

Tzolkin e Haab

Cada dia no calendário Haab foi identificado por um número do dia dentro do mês, seguido do nome do mês.

É incrível pensar na sincronia que havia entre os calendário Maia. Tal precisão ainda não havia sido encontrada em nenhuma outra civilização, sincronismo e precisão, resumem a eficiência da civilização Maia.

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

18 Comentários para 'Maias: Raab':
  1. lopes disse:

    nossa será que em 2012, o mundo vai acabar ..espero que não ..mais mim pergunto o que a Nasa esta fazendo para combater isto ,,,,, devemos tomar uma grande providencia para isto …. falta apenas 1695 dias . espero q este dia chege e não seja verdades tudo isto mais acho q pode acontecer .tudo isto …. vamos espera dar sábado dia 21 de dezembro de 2012 para nos sabe sobre isto …..

    andré …. direto de C.E.HENRIQUE DE LA ROQUE como o nosso sete falando sobre isto ate +.

  2. tony villa nova disse:

    Sou estudante de geografia e pretendo me especializar em arqueologia ,como posso fazer para conseguir um calendario maia ou como fazer um modelo em cartolina?

  3. rafaela disse:

    eu nao achei oq eu procurava

  4. willi@n jefer$$on disse:

    esse calendário é muito dahora kara…
    como é q um povo q viveu antes de crito pôde desenvolver um calendário tão avançado assim (para a época).

  5. MARCELLY disse:

    VALEU AI ME AJUDOU MUIITOOOO TIREI 10 NA PROVA DO OITAVAO BJJJJJJJJJJJJJ AI VWL

  6. wagner disse:

    odiei porque ñ pude formatar o Tx no meu PC!=C

  7. Flavinha disse:

    Eu espero ansiosamente por esse dia!!!

  8. silvestre disse:

    durante muito tempo o homen espara por esse fato,nós apredemos durante toda vida que tudo tem começo ,meio e fim.
    se for verdade espero está preparado pois faremos parte da história.
    em relação aos ETs é fácio acreditar pois existe muita coisa sem explicação na terra…

  9. Mana disse:

    20×18= 300 não 365

  10. carlos augusto disse:

    ligação dos mayas com yucatã

  11. Blackthorne disse:

    18×20=300?
    Nem a “calculadora” maia diria esse absurdo!
    O texto nos fala claramente que o ano maia era contado através de 18 meses de 20 dias cada, o que resulta em 360 dias. Continuando “…sendo que os últimos 5 dias restantes correspondem aos “dias de azar”.
    Tente ler antes de comentar, ok?

  12. Rod disse:

    Tem como saber, pela continuidade, qual data de hoje se equivale a data do calendário maia?
    Por exemplo, dia 21 de maio de 1982 seria qual data no calendário maia?

  13. Giuliano disse:

    legal, gostei disso, uma vez usandoa biblia dei uma base para o fim ou pra umamudança muito drástica de comportamento ou vida na terra em 2012 também, de acordo com a abertura dos 7 selos do apocalipse e tal, deve ter alguma coisa a ver… como existem alguns minutos e dias de diferença que dão na contagem do tempo, variei de 2012 a 2020… ou como acredito que não será o fim então pode ser um período que pode variar ai de 10 a 20 anos demodificações… e não é muito dificil acreditar nisso vendo as coisas que estão acontecendo, vários furações, enchentes, catastrofes pelo mundo todo o aquecimento global e por ai vai…

  14. Fernanda disse:

    20×18=360, como foi dito…
    Não se deu nem o trabalho de calcular? fica quieta então…
    E porque não prestam mais atenção no que escrevem? Se querem se manifestar, que pelo menos façam com cultura, se deflagrar a língua portuguesa. Ou pelo menos sejam sutis nos erros…

  15. celita disse:

    e muito bom nada d++++
    nada a declara

  16. Mariely disse:

    20×18= 360 ^^

  17. alex disse:

    nos simbolos faltou um desconhecido e o chiken chan!!!!

Deixe seu comentário

*