6
escrito por The Earth 7lk

O Tonalpohualli (um dos calendários adotados pelos astecas) era composto por vinte trezenas, sendo que cada dia desse período possuia uma respectiva “força” a ele relacionado.

Abaixo temos um quadro (em Nahuatl e em português) que mostra essas vinte forças existentes. Clique na imagem para ampliar.

Os Significado dos Dias Astecas

Cada um desses dias também era relacionado a uma direção cardeal, sendo que a ordem, de acordo com a figura começaria de cima para baixo e da esquerda pra direita, sendo que a ordem das direções cardeais seria: Leste, Norte, Oeste e Sul.

Por exemplo:

Cipactli, o primeiro de nossa ordem, corresponderia a direção Leste. Ehecatl, o segundo, corresponderia a direção Norte e assim sucessivamente.

Por The Earth

Acabou a leitura? Talvez você se interesse por isso:

6 Comentários para 'Os dias astecas e seus significados':
  1. Pablo disse:

    Olá,

    estou escrevendo uma história que já está no 5º capítulo e o título é “A Ilha de Nahuatl”.

    Estava pesquisando para descobrir quem escreveu alguma coisa sobre isso e encontrei você.

    Abraços.

  2. The Earth 7lk disse:

    Pablo, obrigado pela visita e pelo comentário. É muito bom ver pessoas como você, que valorizam culturas belas como a dos Maias, Astecas e Incas. Estaremos sempre aqui para poder ajudá-lo e para sermos ajudados, pois temos muito a aprender como todos a nossa volta! Um abraço!

  3. Irmão, corrige isso aí

    Temos as vintenas de vinte dias e as trezenas de treze dias, mas nunca as vintenas de treze dias… No máximo, o Tonalpohualli é composto de vinte trezenas ou treze vintenas hehehe

    Abraços

  4. The Earth 7lk disse:

    Thiago, muito obrigado pela correção! O que nós queríamos dizer era isso mesmo, mas na hora de escrever acho que alguma coisa deu errado! Muito bom contar com pessoas experientes como você. Agradecemos! E volte sempre!

  5. Opa, disponha irmão !

    E não precisa nem pedir, que eu volto :)

    Abraços

  6. fernanda disse:

    isso q vcs publicaram e uma porcaria nao tema nada q eu quero seus bostas !!!!!!!!!!!!!!!!
    pohaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

*